Aqui você encontra os conteúdos que tem como fonte o conhecimento dos especialistas que fazem parte do corpo clínico do CTO

ANAL

São tumores que ocorrem no canal e bordas externas do ânus, esses são mais frequentes entre as mulheres. Os que surgem nas bordas do ânus são mais comuns no homem. … leia mais.

BEXIGA

A bexiga é um órgão alojado na pélvis e tem a capacidade de se expandir e como função está a responsabilidade de armazenar a urina produzida pelos rins. Todo o sistema urinário, … leia mais.

BOCA

O câncer pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas há certos tipos de tumores que têm predileção pela boca, garganta e pescoço e estão relacionados, geralmente,… leia mais.

COLO DO ÚTERO

É um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame… leia mais.

COLORRETAL

O câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente,… leia mais.

ESÔFAGO

O esôfago é um tubo músculomembranoso, longo e delgado, que comunica a garganta ao estômago. Ele permite a passagem de alimentos e líquidos até o interior do sistema digestivo, … leia mais.

ESTÔMAGO

Também denominado câncer gástrico, os tumores do estômago se apresentam, predominantemente, em três tipos histológicos: adenocarcinoma… leia mais.

FÍGADO

Geralmente o câncer de fígado tem início no revestimento dos canais biliares do fígado ou da vesícula biliar e causa sintomas como uma intensa dor abdominal localizada… leia mais.

LARINGE

O câncer de laringe é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e pescoço, representando 25% dos tumores malignos que acometem esta área e 2% de todas …lei mais.

LEUCEMIA

A causa exata da leucemia não é conhecida, mas ela é influenciada por fatores genéticos e ambientais. Como outros tipos de câncer, as leucemias resultam de mutações… leia mais.

LINFOMA DE HODGKIN

Linfoma de Hodgkin ou doença de Hodgkin é uma doença descrita inicialmente por Thomas Hodgkin, do Guy Hospital de Londres em 1832. É uma forma de câncer que se origina… leia mais.

LINFOMA NÃO-HODGKIN

A única diferença entre os linfomas de Hodgkins e não-Hodgkins é que o primeiro apresenta células reed-sternberg, enquanto o segundo caso não. Parece pouco, mas… leia mais.

MAMA

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado … leia mais.

OVÁRIO

O câncer de ovário é a quarta maior causa de morte entre as mulheres por ser um dos tipos mais letal de câncer. Entre suas causas estão: hereditariedade … leia mais.

PÂNCREAS

O pâncreas é uma glândula do aparelho digestivo e é responsável pela produção das enzimas que atuam na digestão dos alimentos e pela insulina, o hormônio responsável… leia mais.

PELE MELANOMA

O câncer de pele é o tumor maligno mais comum na espécie humana. No Brasil ele representa 25% de todas as neoplasias malignas. Existem basicamente três tipos … leia mais.

PELE NÃO MELANOMA

Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente. Entre os tumores de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência e mais baixa mortalidade… leia mais.

PÊNIS

O câncer de pênis é um tumor maligno relativamente raro que acontece quase sempre em pacientes com fimose. É um tumor raro, com maior incidência em homens a partir… leia mais.

PRÓSTATA

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo… leia mais.

PULMÃO

É o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando aumento de 2% por ano na sua incidência mundial. Em 90% dos casos diagnosticados, o câncer … leia mais.

TESTÍCULO

O tumor de testículo corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens. É facilmente curado quando detectado precocemente e apresenta baixo índice … leia mais.

TUMORES DE EWING

É um grupo de cânceres que afetam primariamente osso e tecido mole. Inclui o tumor de Ewing do osso (ou sarcoma de Ewing), tumor de Ewing extraósseo … leia mais.